segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Último dia da Onomatopeia Musical



Onomatopéia Musical – que estreou nas Terças Musicais do CCBB em julho – se despede com a última apresentação no Teatro II no dia 30 de novembro, terça-feira, mostrando o tema A Confusão dos Sons, recebendo como convidado especial Marcos Sacramento que dividirá o palco com jovens cantoras da Escola Portátil de Música: Cintia Graton, Gabriela Buarque , Ilessi e Milena Tibúrcio.

Dividido em cinco shows, o projeto resgata músicas populares e instrumentais brasileiras onde a onomatopéia – recurso de imitação de sons por meio de vocábulos sonoros – é valorizada nas letras e arranjos, com repertórios escolhidos em cima de canções com vocábulos como dim-dim, blim-blons, piu-piu, buzinas, sirenes, gagueira, choro, riso, etc.

Com curadoria e textos de Daniel e Jussiê Caverna e apresentado por Hermínio Bello de Carvalho, este será a último show doprojeto, que completará a série de cinco apresentações, com músicas divididas em blocos temáticos a cada show de forma contextualizada e bem-humorada: Onomatopéia não é Palavrão, Onomatopéia Instrumental, O Homem e a Onomatopéia, A Natureza e a Onomatopéia e A Confusão dos Sons.

Este último show será um grande apanhado de músicas, das mais diversas e plurais onomatopéias, mostrando um painel onomatopaico de canções. Desde músicas infantis (como a clássica Alô Liberdade, de Chico Buarque , Bacalov e Bardotti, até a pouco lembrada Ploquet, Pluft, Nhoque, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, da primeira série do Sítio do Pica-pau Amarelo), passando pela bossa-nova (O Pato, de Jaime Si l v a e N e us a Teixeira, Bim Bom, de João Gilberto, e Telefone, de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal) e desaguando em mais malandragens cheias de onomatopéias (com por exemplo, em Faustina e Olha o Grude Formado, de Gadé). Depois viaja novamente até o Nordeste em A Morte do Vaqueiro, de Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho, e encerra a série voltando ao princípio, ou seja, ao fundamental Henrique Fôreis, o Almirante, e sua idéia original de jogar luz sobre as onomatopéias da música brasileira, com a canção Batente.

Todos serão acompanhados por Anderson Balbueno (pandeiro), Leonardo Pereira ( cavaquinho), Rafael Mallmith (violão 7 cordas), Thiago da Serrinha (percussão), Vitor Macedo (clarinete), Luis Barcelos (bandolim) e Maria Souto (flauta) - também músicos da Escola Portátil de Música -, sendo que os dois últimos assinam os arranjos especialmente elaborados para a série.


Show: último show da série Onomatopéia não é Palavrão! Onomatopéia Musical com o tema A Confusão dos Sons e participação especial de Marcos Sacramento
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II (R. Primeiro de Março, 66- Centro – RJ – 3808-2020)
Data: 30 de novembro de 2010 (terça-feira)
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada). A venda antecipada de ingressos inicia-se na terça-feira da semana anterior à do espetáculo, restrita a dois ingressos por pessoa.
Horário: sempre às 12h30 e 19hs
Capacidade: 158 lugares
Classificação: Livre
Facilidades para pessoas com deficiência: rampa – Av. Pres. Vargas; sanitários – térreo e 2º andar; boxes para cadeiras de rodas; elevadores especiais e telefone para portadores de deficiência auditiva.
Terminal de Auto-Atendimento: térreo
Telefone público: térreo e 5º andar
Banheiro familiar e fraldário: no térreo, ao lado do banheiro feminino.

Centro Cultural Banco do Brasil - Aberto para o público de terça a domingo, das 10h às 21h, e nas segundas somente o Térreo e o Teatro I , das 16h às 19h.
www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário: