segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Projeto ECOAR

O Rio vai receber nesse final de agosto o primeiro ECOAR, festival de artes, que propõe reflexões e ações relacionadas à ecologia, mais especificamente à questão da reutilização de materiais. A idéia é reunir estudantes, professores, fomentadores e instituições ligadas à formação do profissional de teatro, promovendo o intercâmbio entre eles, conscientizando-os e ao público sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e demonstrando como o teatro, e a cultura em geral, podem agregar valores, produzindo maior consciência no indivíduo.

O Festival quer abordar o papel dos artistas em formação na sociedade, sobretudo numa das questões mais discutidas atualmente: a preservação do planeta. A partir dessa conscientização ecológica, pretende fomentar o desenvolvimento de um teatro auto-sustentável que mantenha sua relevância cultural e faça ecoar para toda a coletividade esta reeducação do homem em relação ao ambiente.


O principal evento do ECOAR, a I MOSTRA DE TEATRO RECICLAGEM CANTÃO vai trazer para o público, com entrada gratuita, seis espetáculos realizados por profissionais em formação na área das artes cênicas. Ao final de cada apresentação os grupos participam de um debate, aberto ao público, sobre as metodologias usadas na preparação dos atores e as questões relativas aos processos de reutilização para a produção teatral. As montagens também concorrem a prêmios através do voto popular.


PROGRAMAÇÃO (sempre às 20h)

DIA 25 – terça-feira
Espetáculo: WOYZECK
Instituição: UNIRIO – RJ
Direção: Marcela Rodrigues
Autor: Georg Büchner
Elenco: Carla Stank, Giselle Sabatini, Helena Marques, Leonardo Hinckel, Luciana Patrão, Matheus Lima, Pedro Florim, Pedro Nunes, Último de Carvalho e Wendell Soares
O miliciano Friedrich Johan Woyzeck, fuzileiro do 2º Regimento, é o personagem principal da peça, escrita em fragmentos e inacabada devido a morte prematura de Büchner aos 23 anos. Woyzeck é cobaia de seus superiores num experimento e se torna cada vez mais fragilizado física e psicologicamente. Estimulado por vozes em seus constantes delírios, suspeita da traição da mulher, Maria, a quem termina apunhalando e matando.

DIA 26 – quarta-feira
Espetáculo: CANOEIROS DA ALMA
Instituição: UFU - MG
Direção: Narciso Telles
Elenco: Afonso Mansueto, Adriana Moreira, Camila Tiago, Jhonatan Rios, Lucas Dilan, Marcella Prado, Nádia Higa, Priscilla Bello, Samuel Giacomelli
Canoeiros da Alma é um espetáculo concebido a partir de várias leituras do universo dos moradores às margens do rio no Vale do Jequitinhonha. O rio não é o mesmo para cada um deles, seu significado pode trazer a idéia de vida, morte ou simplesmente ser indiferente. Os atores do Coletivo Teatro da Margem desvelam as sensações, impressões das experiências vivenciadas pelo grupo nesse contexto.

DIA 27 – quinta-feira
Espetáculo: (DES)ESPERANDO
Instituição: USP - SP
Direção: Felisberto Costa, Roberta Carbone e Thiago Leite
Elenco: Roberta Carbone e Thiago Leite
A partir da situação proposta por Beckett em Esperando Godot , dois personagens descartados da sociedade se encontram em um ambiente definido como lugar algum. A relação entre seres animados e inanimados, igualmente descartáveis, se configura a partir do jogo entre ator e objeto, criando um universo entre o real e o imaginário. Uma alegoria sobre a efemeridade em nossa sociedade contemporânea.

Dia 28 – sexta-feira
Espetáculo: A BOA
Instituição: UFRJ – RJ
Direção: Olívia Zisman
Elenco: Luiz Paulo Barreto e Raphaela Tafuri
Um jornalista abandona sua carreira, a família e a corporação para viver na rua, ele rompe com sua condição social, subvertendo a ordem. Uma discussão a respeito dos papéis sociais a que estamos todos condicionados a representar, nossos valores morais e os reflexos de nossas ações junto à coletividade na qual estamos inseridos, são algumas das questões levantadas por essa montagem.

Dia 29 - sábado
Espetáculo: ENAMORADOS
Instituição: SESC - PE
Direção: Galiana Brasil e Marcus Rodrigues
Elenco: Alex Brito, Bruno Britto, Cacau Maciel,Danilo D”Tácito, Eddie Monteiro Gustavo Soares, Gilblênio Saadh, Luciana Barros, Sônia Guimarães, Kézia Mayara e Vera Paredes
Do amor e seus percursos... Do ator, e seus recursos. Os alunos-atores deram voz à vontade comum de falar sobre “relações humanas” (o Amor). A peça ganhou corpo no treinamento intenso (físico/energético) em busca do “esvaziamento”, nas improvisações suadas no jogo contínuo na sala de trabalho, inspiradas pelas escrituras amorosas do Rolanthes que, por sua vez, estimulavam uma escritura paralela, tomada de outras fontes que afirmavam esse discurso em diferente tempos e lugares (Safo, Tchecov, Omar Kayan) revelando uma corrente de equivalências retro-alimentada a cada noite, direto na fonte dos desejos.

Dia 30 - Domingo
Espetáculo: VERDADE É O MESMO QUE MENTIRA
Instituição: UNIVERCIDADE - RJ
Direção: Alexandre Mello
Elenco: Cintia Rosa, Felipe Palhares, Guilherme Miranda, Iano Salomão, Isabela Neto, Jeyce Valente, Jonas Barros, Jorge Florêncio, Natacha Gaspar, Patricia Elizardo, Renan Fragale, Sergio Santoian, Yasmin Garcez e Zoatha Dias
Este é um espetáculo de teatro dedicado a tratar de forma contemporânea as questões fundamentais da humanidade, que se confundem com a obra do maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. O amor, a guerra, a traição, o medo, a ganância, o perjúrio, o ciúme, a inveja são os temas que o diretor, professor e roteirista Alexandre Mello, vem compondo com a colaboração de um elenco de 14 jovens atores estreantes.

JÚRI POPULAR
Coordenador: Sérgio Mota
Cada espectador vai receber uma ficha com informações e questões a responder sobre a peça apresentada. O intuito é estimular na platéia um olhar mais crítico sobre as artes cênicas, formando um público mais participativo e mais atento às discussões estéticas e pesquisas de novas linguagens que as escolas de formação de atores vêm desenvolvendo.


PALESTRAS – entrada franca
Dia 29 – sábado - às 18h
REUTILIZAÇÃO DE MATERIAL
Palestrante: Andres Sebilia – Instituição SESC Nacional / Departamento SESC Ciência
Conceitos e propostas baseados nos cinco “R’s” (Redução, Recusa, Reuso, Reutilização e Reciclagem) a partir dos trabalhos apresentados e das alternativas de produção teatral.
Local: Sala Multimídia / Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Dia 30 – domingo - às 18h
FORMAÇÃO DO ATOR NO MERCADO DE TRABALHO
Palestrantes: Diretores das instituições apresentadas na I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão.
Mediador: Fred Tolipan
A formação dos profissionais na área das artes cênicas do ponto de vista dos projetos pedagógicos das escolas de teatro que participam da I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão. A mesa de debates será composta pelos seis diretores e/ou representantes dessas instituições. Serão debatidos temas como o ator e sua formação, mercado de trabalho e as escritas cênicas.
Local : Sala Multimídia / Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Av. Rio Branco, 241 – Centro

PONTOS DE PALCO

Apresentações de pequenos fragmentos de peças em cartaz nas salas de teatro da cidade ou em processo de ensaio. As intervenções ocorrem em sete pontos de ônibus na Zona Sul e no Centro da cidade. O objetivo é interagir com o espaço público levando a arte para as ruas.

Programação (sempre às 14h)

E que todos os barulhos do mundo virem música – dia 17 – segunda-feira
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Fred Tolipan
Elenco: Ana Paula Sant`Anna, Nina Reis, Priscila Villas Boas, Roberto Macedo, Rafael Sardão, Alexandre Masseli, Felipe Bond

Algo em mim que já não é mais - dia 18 - terça
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Alessandra Gelio
Elenco: Alessandra Gelio

Uma história de borboletas – dia 19 - quarta
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Marcelo Aquino
Elenco: Catarina Dall`Orto, Cirillo Luna, Gabriela Munhoz, Marcos Suhre, Rick Yates e Vinicius Ribeiro

Náufragos – dia 20 - quinta
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Alessandra Vanucci
Elenco: Marcelo Aquino e Nicola Lama

A caminho de Tar – dia 21 - sexta
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Alessandra Gelio
Elenco: Alexandre Paz, Felipe Palhares, Leandro Baumgratz, Marilia Maia, Rafael Sardão

Depois do silêncio – dia 22 – sábado
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Tatá Oliveira
Elenco: Débora Salem, Felipe Argollo, Leandro Baumgratz, Linn Jardin

Cárcere de Outrem – dia 23 - domingo
Ponto de ônibus: (Rua)
Rua:
Direção: Fred Tolipan e Alessandra Gelio
Elenco: Alexandre Paz, Daniella Rougemont e Michele Cosendey

EXPOSIÇÃO RE-CLIQUE - DE 25 A 30 DE AGOSTO - FIXO
A exposição "Re-Clique", do fotógrafo Thiago Facina, utiliza metalinguagem na construção da imagem. São fotos feitas a partir de outras fotos e assim por diante até compor o retrato final. A idéia é relacionar o processo de reaproveitamento e reciclagem com a fotografia, construindo uma imagem a partir de outras imagens. Tudo é referência a um original que vai perdendo sua identidade e a cada passo vai se tornado outra coisa. O mosaico final cria uma sensação de simpatia e estranhamento: os traços desalinhados, as descontinuidades, as rupturas e ainda assim o conjunto, o retrato de alguém novo todo representado por quem esteve lá.

AGORA - MARCIA RUBIN - Dia 29 - sábado
Agora é o momento. . .
A coreógrafa Márcia Rubin dirige uma dinâmica com trinta jovens atores na praia de Ipanema. A atitude e o movimento dos corpos em "parede" revelam imagens que habitam o inconsciente coletivo e se misturam, de forma concreta, a ações cotidianas.

Direção: Márcia Rubin
Dia: 29 de Agosto
Hora: 14h
Local: Praia de Ipanema ("Coqueirão")

TRILHA ECOLOGICA - Dia 30 de Agosto às 10h
Trilha da Pedra Bonita - Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro.
Mais uma oportunidade de conscientização ecológica. O projeto propõe um mutirão para recolher o lixo encontrado na trilha.
Ponto de encontro: Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – RJ).
Inscrição: sapo@sapoproducoes.com

OBS: atividade sujeita às condições do tempo.
FESTAS
BAILE CURINGA– dia 26 – quarta-feira – a partir das 22h
A prática do livre dançar é a palavra chave do baile que abre O ECOAR – Festival de Arte Reutilização. Equipe Curinga de Som e Imagem, um combo de DJ´s, artistas visuais, produtores, malabaristas é composta por Cristiano Marinho (Jones Del Mar), Marcos Ramos Daniel Tambarotti , Zé Brandão, Sandro Menezes e Thiago Facina

DUÔBA – FESTA+ INTERVENÇÃO
Premiação da I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão
dia 30 – domingo - a partir das 22h

Em sua sétima edição, DuÔba - Festa+intervenção artística transforma a noite carioca trazendo uma nova proposta: Abrir espaço para novos talentos e trazer ao grande público um conceito atual de se fazer arte. A noite inicia com a participação do DJ Baumgratz aquecendo os tambores para a premiação da Mostra de Teatro, seguido do show dos músicos da Orquestra Voadora e fechando o DJ Galalau.

Promoção: COMBO ECOAR : ( CURINGA + DUÔBA) = R$ 20,00
R$ 10,00 – lista amiga / R$ 15,00 – antecipado / livro para doação ao projeto “eu amo ler” / meia entrada / R$ 20,00 – com filipeta / R$ 30,00 – inteira
PROJETO CANTÃO - EU AMO LER - De 25 a 30 de Agosto
Ponto de troca e doação de livros no Teatro Odisséia, sede do festival. Este ponto ficará ativo durante todo o período do festival e os livros arrecadados serão doados para a biblioteca de uma comunidade carente a ser escolhida pela produção do evento.

COLETA SELETIVA – DE 25 A 30 DE AGOSTO

Ação promovendo o recolhimento de lixo reciclável na sede do festival - Teatro Odisséia - durante sua realização. O lixo será doado para uma cooperativa de reciclagem.


Informações Teatro Odisséia
End: Rua Mem de Sá, 66 - Lapa
Abertura da casa: 21h
Reservas e informações: (21) 2266-1014
Capacidade: 600 pessoas
Censura: 18 anos
Formas de pagamento: dinheiro, cheque e todos os cartões de crédito e débito.
Ar-condicionado central
Maiores informações em: www.matrizonline.com.br

Nenhum comentário: