domingo, 8 de novembro de 2009

Nessa domingueira tem Tangolomango!!!




Divulgada a lista de grupos selecionados para o Tangolomango 2009
8° Festival da Diversidade Cultural será realizado dia 8 de novembro no Circo Voador, RJ

Grupos de diferentes manifestações culturais como circo, música e dança, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina subirão no palco do Circo Voador, no Rio, dia 8 de novembro para, juntos, fazerem uma única e grandiosa apresentação. O espetáculo, batizado Tangolomango – o Festival da Diversidade Cultural, que este ano chega a sua oitava edição, leva mais uma vez ao bairro da Lapa os conceitos de produção colaborativa e generosidade intelectual.
Na edição de 2009, os protagonistas do espetáculo serão os grupos Grial de Dança, de Recife, Cultural Pé de Cerrado e Irmãos Saúde, do Distrito Federal, Paideguará, de Belém, e Banda Caixa Preta, do Rio de Janeiro, além dos argentinos Circo Social Del Sur, de Buenos Aires, e dos venezuelanos Tambores de Barlovento – Elleguá, de Caracas.
A seleção foi feita por uma comissão representada pela diretora geral do Tangolomango, Marina Vieira, pela coordenadora de produção Nina Guinle, e pelos diretores-artísticos Sidnei Cruz e João Artigos.

Intercâmbio: Como já faz parte da história do festival, nos dois dias que antecedem ao show, os grupos participam de um intercâmbio cultural onde se conhecem e reconhecem suas diferenças e semelhanças. São momentos especiais em que todos se dedicam à produção compartilhada, renunciando à apresentação individual para ser parte de um espetáculo único, feito de música, circo, e dança. Este ano, o intercâmbio será realizado no Espaço 1 da Fundição Progresso.

Show: Essa mistura de manifestações será apresentada ao final do intercâmbio, em um grande show a ser realizado domingo, dia 8 de novembro, e compila o resultado do rico processo de aprendizado em que os grupos superam o desafio de criar e produzir de forma colaborativa. É a grande festa que marca o encontro das diferentes comunidades que, juntas, se transformam em um único centro de criatividade, surpreendente e emocionante.

Grupos selecionados:

Irmãos Saúde (Brasília – DF)
Com a simplicidade de um trabalho de rua e a grandiosidade da arte do circo, dois amigos, irmãos e palhaços, usam elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas, cenas de capoeira, brincadeiras populares e números de malabares, que exploram – entre uma e outra brincadeira – a difícil arte da convivência.
Com a intenção de levar a toda a população, principalmente as mais carentes, o acesso às formas de manifestações culturais e à arte do riso, os Irmãos Saúde, Ankomárcio e Ruiberdan, criaram o Circo Teatro Artetude em 2000. Em 2002 o grupo se associou ao Mandioca Frita, Tapioca e Espiga de Milho para atuar no fortalecimento, promoção e difusão das atividades circenses, além de buscar, através da pesquisa, a criação artística e a arte-educação como formas de atingir e transformar a sociedade.

Paideguará (Belém – PA)
O grupo Paideguará é formado por jovens artistas da região norte do país (Altamira-PA e Macapá-AP), que pesquisam e desenvolvem uma musicalidade baseada em suas memórias e identidades culturais comuns.
A partir dos ritmos tradicionais dos seus estados de origem (Pará e Amapá), como o carimbó, o siriá, o marabaixo e a marujada, transitando pelo universo da música afro, indígena e caribenha, e sofrendo forte influência de diversos matizes da MPB, o grupo vem compondo um repertório que alia o tradicional, o popular e o contemporâneo.
Caixa Preta (Rio de Janeiro – RJ)
A banda Caixa Preta despontou no cenário da MPB em 1998 e utiliza em seu repertório uma mistura de ritmos variados com o Jongo, gerando uma estética sonora inusitada, dançante e contemporânea. A banda não se restringe a estilos específicos, absorvendo e admitindo qualquer influência em sua música. Além disso, participa ativamente do processo de divulgação e modernização do Jongo, reafirmando assim o compromisso herdado do Mestre Darcy de “transcender o Jongo do terreiro”, mantendo-o na boca e nos ouvidos do público.

Grupo Grial de Dança (Recife – PE)
O Grupo Grial foi fundado em 1997 pela bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo a convite do escritor Ariano Suassuna. Desde então vem elaborando a criação de um pensamento estético que possa representar na dança a diversidade cultural típica do nosso povo. Seus resultados artísticos são fruto da escuta delicada, do respeito às diferenças e da determinação de criar uma arte autoral.
Em 11 anos de experiência, o grupo construiu uma trajetória com resultados artísticos ímpares no país. A estreita relação entre o erudito e o popular é o caminho escolhido pelo grupo para a elaboração de uma linguagem de dança onde as visões de mundo herdadas dos povos indígenas e africanos devem ser inseridas na cena nacional.

Pé de Cerrado (Brasília – DF)
Com o objetivo de pesquisar e divulgar os tradicionais ritmos musicais do Brasil, seis jovens músicos de Brasília, formaram em 1999, o grupo cultural Pé de Cerrado. Do coco ao maracatu, baião, frevo, xote, chorinho e samba, o grupo trás, além da música, dança, teatro, circo, cantos indígenas e brincadeiras típicas do folclore brasileiro.
Influenciados pelo que há de melhor na música brasileira, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Antônio Nóbrega e grandes nomes da música instrumental, a banda pesquisa, na intimidade, os mais variados ritmos brasileiros.

Tambores de Barlovento – Elleguá (Caracas/ Venezuela)
O grupo feminino Tambores de Barlovento Ellegua é pioneiro em música tradicional africana na Venezuela com forte influência caribenha.

Circo Social Del Sur (Buenos Aires/Argentina)
O Circo Social del Sur é uma associação sem fim lucrativo que trabalha promovendo desenvolvimento social de jovens em situação de vulnerabilidade social através de ações educativas, lúdicas , artísticas e culturais.


O show começa a partir das 19h e a entrada é franca.

3 comentários:

Fábio disse...

Social total, ótimo conteúdo quando for ao Rio já sei onde consultar rs. Também tenho um blog (WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM) c der e quando der faz uma visita!! Sucesso aí!

Anônimo disse...

valeu betinha! perdeu, o tangolomango foi um sucesso de público e crítica! rs! beijos.Cons.

Anônimo disse...

Valeu betinha! Perdeu, o Tangolomango foi um sucesso de público e crítica! rs! Beijos, Cons.