domingo, 19 de julho de 2009

Domingueira cultural

Depois de passar o final de semana dentro de casa sem botar o pé na rua, resolvi passar a minha domingueira pelo centro da cidade. Meu itinerário ja tinha até destino certo: Anima Mundi.

Minha primeira parada foi no Centro Cultural dos Correios por um motivo especial: fome! Segui direto ao Bistrô que ofecere uma comida muito boa. A escolha de hoje foi nhoque de batata (porque o de abóbora não tinha) ao gorgonzola e camarão. Uma delícia!!! Depois do cafezinho e a conta paga, segui rumo às exposições.

Centro Cultural dos Correios




Desta vez, a programação é sobre a "Foto Rio 2009: Encontro Internacional de Fotografia no Rio de Janeiro". Das várias que estão expostas, a "Av. Brasil 500", de Rogério Reis foi a que me emocionou. As fotografias nas paredes do CCC referem-se as ruínas do antigo Jornal do Brasil; já no chão, fotos originais dos tempos áureos do jornal. Fotos das ruínas de algo que já reproduziu momentos marcantes como a volta do exilados ao Brasil e Drummond sentado no banco da praia de Copa exatamente como a sua réplica de bronze demonstram um contraste que soca a boca do estômago de qualquer jornalista. Nessa hora me lembrei que na minha casa só se lia o JB e a revista ISTO É SENHOR. O JB significava um jornal sério, digno e imparcial. Eu adorava a coluna do Tuty Vasques e a do Veríssimo, na revista de domingo.
Logo em seguida, parti para a Casa França-Brasil para comprar borrachinha e lápis do Anima Mundi. Para a minha tristeza, esses souvenirs já tinham se esgotado...


Então cheguei, enfim, ao Centro Cultural Banco do Brasil. A fila ultrapowerpunk para o último dia de sessão me desanimou pro-fun-da-men-te. Resolvi apenas conhecer as exposições Virada Russa e a do Yves Saint-Laurent. A primeira valeu muito a pena conhecer. Os quadros são belíssimos (o meu preferido é "A Mãe").
(Pausa do texto: o que era uma mulher explicando o quadro pra uma senhora?? O quadro, pra lá de abstrato, estava sendo "traduzido" pela mocinha como "duas pessoas num bar em movimento". Hã???? O quadro só demonstra com clareza um monte de figuras desconexas. E só!!!)




Centro Cultural Banco do Brasil

Agora, a exposição de Saint-Laurent parecia um encontro da Luluzinha da terceira idade. Senhoras chiquééééérrimas competiam espaço para admirar figurinos e croquis do estilista. Seus figurinos me remeteram à infância, ou melhor, às Barbies que possuía. As roupas das Barbies dos anos 80 até a metade dos anos 90 eram exatamente como os figurinos de YSL. Os tecidos, os cortes, os assessórios, tudo me fez lembrar das glamurosas Barbies da época.
Minha última parada foi no Centro Cultural da Justiça Eleitoral. A "Foto Rio 2009" também tem espaço no CCJE, mas o acervo fotográfico de Luís Carlos Barreto é o mais especial de todos. Ver de perto fotos de Garrincha, a turma do Cinema Novo e a Marilyn Monroe sorrindo instantaneamente é de deixar qualquer um voltar pra casa neste domingo assim como a diva: sorrindo...

Ótimo domingo para todos!!!

Um comentário:

Cajuínas disse...

Eu tô doido pra ver a Virada Russa, depois a gente bate uma bola sobre a exposição. Já marquei, de quarta não passa.