quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mais segurança na Lapa

Lendo as notícias essa manhã, me deparei no Globo Online com a carta da família do rapaz morto com um tiro na Lapa na semana passada. O jovem estava no samba que acontece toda quinta na Silvio Romero, samba este que o Moderna Lapa Retrô sempre indica como a boa de quinta-feira. Segundo a família, houve negligência por parte da polícia já que a perícia levou dias para ser feita. O crime precisa ser tratado com muita seriedade, tanto por parte da polícia para que se chegue ao criminoso, como também pelos frequentadores e moradores do local.
A Lapa não é o bairro mais boêmio ao acaso. O bairro é feito de bares, restaurantes, casas de shows e rodas de samba espalhadas por toda parte. Gente do mundo inteiro vem conhecer de perto a "Montmartre carioca".
É bem verdade que o barulho causado pela música, pelo tráfego e pelas pessoas deve incomodar muitíssimo os moradores, ainda mais no mês de janeiro. A alta temporada na Lapa que começa no final de dezembro e que vai até o carnaval faz o local ficar abarrotado de gente quase que 24 horas por dia. No entanto, é inadmissível que crimes como este aconteçam ainda mais se a perícia concluir que o tiro realmente tenha sido disparado por um morador, incomodado com o barulho constante.
Como frequentadora assídua, fico indgnada com uma coisa dessas. A Lapa há 10 anos atrás era vista como um bairro onde reunia a camada marginal da sociedade. A "reputação" do bairro melhorou sensivelmente graças à revitalização das casas, do investimento pesado dos empresários em tornar o local mais atraente e pelo resgaste de boa música popular brasileira. O samba da Rua Silvio Romero é mais um exemplo disso. A roda de samba 0800 é democrática uma vez que inclui do mendigo até mesmo o turista que fica fascinado com a música no meio da rua. E esse movimento fez a Lapa crescer e ser cada vez mais valorizada pelo setor imobiliário.
Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizar os lugares para que regras como a lei do silêncio seja respeitada, assim como a polícia deve realizar seu trabalho efetivamente no bairro.
Que episódios como esse não se repitam não só na Lapa, como em nenhum outro lugar.
Fica aí meu desabafo.

Um comentário:

Leo Pinheiro disse...

É lamentável a insisibilidade do SUPOSTO morador que atirou em direção à roda de samba.

Li artigo semelhante em outros sites e tb vi na TV essa possível versão para o crime.

Concordo plenamente com o seu desabafo.

O pior é que o tal morador não valoriza o fato de que a moderna boemia retrô da Lapa, valorizou nãpo só a área comercial, mas tb os imóveis residenciais em cerca de 4005 na última década.

A atitude dantesca desse ídivíduo, além de desmedida, é um tiro no próprio pé, economicamente falando.

Perdoe-me pelo trocadilho, mas só assim para alertar alguns moradores do bairro.