terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fachadas iluminadas na Lapa




Recebi gentilmente esse release da Assessoria do Rio Scenarium e achei uma ótima pedida para esta semana. E vamos ao que interessa:

O RIO SCENARIUM, SANTO SCENARIUM E MANGUE SECO fazem parte do ROTEIRO NOTURNO A PÉ PELO CENTRO DO RIO. Primeiras a receberem a iluminação de LED, que valoriza a arquitetura das construções e não agride o meio ambiente, as casas se destacam no trajeto.
Na próxima quinta-feira, dia 29, será realizada mais uma edição do Roteiro Noturno a Pé no Centro do Rio. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (Nepec) da Uerj, o roteiro é uma ótima oportunidade de conhecer e valorizar a história do Rio. O evento começará no adro da Catedral Presbiteriana, na confluência da Praça Tiradentes com as ruas da Carioca e Silva Jardim, às 20h30.
Um dos destaques do trajeto são os casarões históricos do século XIX do Rio Scenarium, do Santo Scenarium e do Mangue Seco. A beleza arquitetônica por si só dessas casas ganha um realce para lá de especial à noite graças à iluminação de LED (em português, Diodo Emissor de Luz), tecnologia que não agride o meio ambiente.

"O Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio ganhou mais vida quando instalamos os LED´s nas nossas três casas. A iluminação passou a chamar mais atenção dos que visitam o quarteirão, além de dar maior destaque às fachadas que são patrimônios históricos do Rio de Janeiro e devem ser preservadas e valorizadas."
Plínio Froes, proprietário dos estabelecimentos supracitados.

O roteiro passa pelos prédios iluminados da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura, Igreja Nossa Senhora da Lampadosa na Avenida Passos, território da Daspu, Praça Tiradentes com seus teatros seculares e modernos hotéis, Rua da Constituição, Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade, pela Rua do Lavradio com seus antiquários e casas de shows, Esplanada de Santo Antonio, Largo Braguinha, Avenida Mem de Sá e seus sobrados exuberantes, os Arcos da Lapa, Rua Joaquim Silva, escadaria Selaron, Largo Nelson Gonçalves e Sala Cecília Meireles. Termina por volta de meia-noite.

É grátis para quem quiser participar, mas o grupo é limitado a 60 pessoas. As inscrições podem ser feitas com o professor João Baptista Ferreira Mello, organizador do evento, pelo telefone (21) 8871-7238 ou pelo e-mail roteirosgeorio@uol.com.br. Com tempo chuvoso, o roteiro será adiado.
É ou não é uma excelente pedida???

2 comentários:

Daniel Augusto disse...

Oi :D
Nossa, que legal ter um blog sobre a Lapa!
Eu, como morador da Cidade Maravilhosa, fico extremamente feliz com essa sua iniciativa.
A iluminação deve ter ficado linda mesmo, tomara que dê certo!
;D
Espero que os governos cuidem bem desse patrimônio tão importante para o Rio e para o Brasil.
Posso linkar seu blog no meu?

Abraços,
Daniel.
http://www.esovento.blogspot.com/

Daniel Augusto disse...

Oi :D
Já te adicionei lá no blog xD

Saudações Tricolores e Boa sorte para a gente amanhã, contra o Madureira, né?! ;D

Daniel.
http://www.esovento.blogspot.com/