quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quinta-feira no Santo Scenarium

Quinta-feira, dia 19 de agosto às 20h
TRIBUTO A BILL EVANS
GALANTE MIGLIARI RUTIGLIANO

O trio formado pelo pianista Dario Galante, o contrabaixista Bruno
Migliari e o baterista Roberto Rutigliano revisita a obra do celebrado
pianista e compositor.
Bill Evans foi um dois principais músicos do século XX e um dos mais influentes pianistas de jazz. Inaugurou dentro do idioma jazzístico uma tradição de trio (piano, contrabaixo e bateria), que tem desdobramentos em músicos como Keith Jarret, Chick Corea e Brad Mehldau. O mérito de Bill Evans tem vários aspectos: o seu lado pianístico (de formação clássica, técnica exemplar e um singular “approach” modal); o seu lado arranjador -no qual estabelece um comportamento revolucionário dos instrumentos que compõe o trio fazendo-os “dialogar” o tempo todo - e o seu lado compositor, de onde emergem jóias da qualidade de "Blue in Green", “Waltz for Debby”, “Periʼs Scope” e “Very Early”. Mais, acima de tudo, o mérito de Bill é o de priorizar o bom gosto à frente do virtuosismo.

Um tributo ao mestre do jazz, para acontecer, exige a reunião de grandes músicos. Dario Galante (piano), Roberto Rutigliano (bateria) e Bruno Migliari (contrabaixo) apresentam um repertório que vai de standars como “Autumn Leaves”, ”You and the Night and the Music”, “I Love You”, passando por músicas de Evans como as já citadas, e abrangendo até canções eternizadas por ele nos diferentes trios que teve junto a músicos como Scott Lafaro, Paul Motian, Eddie Gomez, etc.

Dario Galante é um dos principais pianistas da cena brasileira e tem tocado com músicos como Claudio Roditi e Idriss Boudrioua. Contrabaixista polivalente, Bruno Migliari tem tocado a frente de seu próprio grupo instrumental, o 8VB, e ao lado de artistas consagrados de diferentes segmentos como Frejat, Ana Carolina e Milton Nascimento.
Atuando principalmente no âmbito da música instrumental, o baterista Roberto Rutigliano integra formações originalíssimas, como a do duo Aritmo, junto à flautista Odette Ernest Dias, além de tocar ao lado de nomes como Itiberê Zwarg, Xequerê, Clara Sandroni, Pablo Lapidusas e Maria Tereza Madeira.
Santo Scenarium – Rua do Lavradio 36, Centro Antigo – 3147-9007– Qui. às 20h – Couvert artístico: R$ 10, - 18 anos – Cap. 120 pessoas - santoscenarium.blogspot.com

Nenhum comentário: