quarta-feira, 11 de agosto de 2010

12/08: Banda Cia Velha no Odisséia

Baile da Cia Velha


A idéia era simples: a fim de ocupar o período ocioso de shows da banda Os Outros, em recesso por conta da gravação do segundo disco, decidiu-se montar um show em tributo. Mas não à uma banda ou artista, e sim à um ano, retirando o repertório da lista das cem musicas mais tocadas no ano escolhido. Por conta da qualidade das canções e da data redonda – 40 anos atrás – foi escolhido o ano de 1969. Após, foram convidados amigos talentosos – o cantor e compositor qinhO e a cantora Amora Pêra e o percussionista Pedro Rocha, das Chicas – para se juntar à Os Outros, e estava formada a banda Cia. Velha, e o show Outro69.

No entanto, o que era para ser somente um show, se tornou uma banda de fato. Com casa cheia em duas temporadas, uma série de reportagens em jornal, e mais diversos convites para shows avulsos em casas do Rio de Janeiro, a temporada de um mês se tornou um show de 6 meses, e o projeto mostrou força para durar muito mais. Assim, naturalmente em 2010 a Cia. Velha segue para o ano seguinte, com o show Outro70 – um tributo ao som produzido e ouvido no Brasil no emblemático ano de 1970.

Tal qual no ano anterior, o show Outro70 pretende comemorar o repertório que melhor define o que estava presente nas cabeças e ouvidos brasileiros há 40 anos, unindo assim canções de qualidade com a ideia de apontar as raízes do que hoje é produzido musicalmente por aqui. O final da década de sessenta e início da década de setenta é, sem dúvida, a mais influente época da música pop no Brasil, e somente um show em tributo à um período, e não à um só artista ou banda podem dar dimensão estilística, estética, filosófica e sonora do que eram as canções mais executadas nessa
época.
Continuando uma idéia que já deu certo, mas com o prazer do desafio de começar um novo show em pleno auge do show anterior, a Cia. Velha dá início ao projeto Outro70, que ira permear os trabalhos autorais de todos os seus membros durante o ano de 2010, garantindo assim a sequência de um espetáculo divertido, inteligente e apaixonado.

Por mais que somente um ano tenha se passado de um repertório para o outro, há uma série de diferenças que caracterizam a música dos anos de 1969 e 1970 – e, assim, que diferencia também o novo show da Cia. Velha, Outro70, de seu show anterior.

Em 1969, os ecos da revolução tropicalista, protagonizada por Caetano, Gil, Os Mutantes e Tom Zé no ano anterior, ainda eram principal referência estética da lista. Aquele Abraço, de Gil – em segundo lugar - 2001, dos Mutantes, Atrás do Trio Elétrico, de Caetano, e muitas outras fizeram do ano de 1969 a despedida do Tropicalismo como um movimento propriamente dito – e a confirmação de seus artistas como talentos grandiosos e perpétuos da música no Brasil, para além do próprio movimento.

É também um ano de repertório bastante político, e cheio de canções que seriam marcos da nossa música, icônicas como os próprios acontecimentos do ano foram. Já em 1970, as cores múltiplas e a mistura de ritmos e estilos da Tropicália praticamente
desaparecem. Não que se trate de um ano triste, ou menos rico em termos de sonoridade, mas certamente o sonho havia acabado – principalmente nos arranjos. Foi um rio que passou em minha vida, a canção mais executada de 1970, com sua melancolia clara e seu arranjo ortodoxo ilustra essa tendência.

Com Caetano, Gil e Chico Buarque no exílio, os principais artistas do ano anterior também não estão na lista – e quem passa a comandar o Top 100 é Tim Maia, ao lado do onipresente Roberto Carlos. É também o ano em que a maior banda de todos os tempos encerra suas atividades: os Beatles lançam os álbuns Abbey Road e Let It Be, e ainda emplacam uma porção de canções na lista. Mas, outros artistas como Burt Bacharach, Milton Nascimento, Gal Costa, Erasmo Carlos, John Lennon já em carreira solo, Jackson Five e Jackson do Pandeiro, mantem a lista de 1970 – e, assim, o repertório do show Outro70 – como uma seleção impressionante e incontestável da melhor musica produzida nesse país – e no mundo.


Banda Cia Velha: Teatro Odisséia
Data: 12 de agosto (quinta)
Abertura da casa: 22h
Horário do show: 23h30
Ingressos: R$ 15

Um comentário:

Fernanda Lobo disse...

Poste um delicioso show do Cia. Velha em Cataguases.
YouTube
Canal DE OLHO NA REDE de Fernanda Lobo.
http://www.youtube.com/user/fernandallobo?feature=mhum#p/f

Abraços,
Fernanda Lobo.