segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ai, que saudade da Lapa!!!


Em setembro, o Moderna Lapa Retrô fará dois anos de existência. Tudo começou quando, num belo dia, a minha crônica mensal não coube mais no profile do Orkut. A "falta de espaço" me obrigou a fazer um blog onde pudesse compartilhar o meu lado lírico-psicográfico, como também dividir com os demais a minha paixão pelo bairro mais tradicionalmente boêmio do Rio de Janeiro. No início escrevia quatro, cinco posts diários. E deste trabalho (trabalho?) incessante, veio o reconhecimento através das matérias dos principais jornais Online (EXTRA, O Globo e O Dia).

O bloguinho foi crescendo conforme as minhas saídas pela Lapa e, pasmem, virou programa numa rádio comunitária local (extinta Rádio CIC FM/ Fundição Progresso). O programa durou quatro meses e sempre me diverti horrores vivenciando tal experiência.

O tempo foi passando e outras propostas surgiram. Não contarei por aqui porque, quem sabe talvez, eu as concretize...(vai saberrrrrr). O negócio é que o tempo foi passando, a Lapa continua ali firme e forte, mas a blogueira aqui deu um tempo de Lapa neste ano de 2010. Não que eu não goste de lá, nem pensem nisso. A Lapa talvez seja o lugar onde me sinto melhor, onde me sinto em casa de verdade! Mas a vida faz umas coisas com a gente inexplicáveis e a gente acaba girando a roda-viva na qual vivemos, fazendo com que as transformações aconteçam em nossas vidas. Eu que vivia todo o final de semana por lá, hoje tenho me sentido uma turista ao ler os e-mails com a programação das casas...

Perdoem o meu desabafo, mas QUE MERDA!!! Hoje me bateu uma puta saudade do Rio Scenarium, onde costumava reunir minhas amigas solteiras para uma bela noitada num sábado qualquer; bateu saudade do Beco do Rato às terças, onde rolava o Opaxorô com a Flavia Uva soltando aquele vozeirão que Deus lhe deu; senti um peso no peito quando me lembrei do Bar Barbieri, onde trabalha a pessoa (quase personagem) mais carismática e que mais estimo na Lapa chamada Sr. Ivan. Seu Ivan cansou de ouvir meus sonhos e projetos, ao mesmo tempo em que tomávamos um cafezinho (sempre cortesia da casa) num fim de tarde de quarta...

Hoje senti saudade da Feira do Lavradio, do sunomono do LapaMaki, dos eventos do Multifoco, dos shows da Dani Calcia no Teatro Odisséia, do Sete Portas, do Informal, do Mas Será o Benedito, etc.

Hoje meu peito doeu, gente. Meu lado do samba, poético e boêmio bateu na porta da personalidade e me chamou num canto: quer reivindicar seus direitos. Eu, que neste ano de 2010 ando caseira, cabreira e mineira, percebi que há coisas na vida que podem mudar, menos a paixão e o prazer que temos e sentimos por tudo e por todos.

E é por isso que a minha mensagem final (acabou o texto? Aleluiaaaa!!) fica bem dita e finalizada com a música do meu amado Paulo César Pinheiro, que encontra-se abaixo:



Tô Voltando

(Composição: Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós)

Pode ir armando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar
Muda a roupa de cama
Eu tô voltando

Leva o chinelo pra sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar
Porque eu tô voltando

Dá uma geral, faz um bom defumador
Enche a casa de flor
Que eu tô voltando
Pega uma praia, aproveita, tá calor
Vai pegando uma cor
Que eu tô voltando

Faz um cabelo bonito pra eu notar
Que eu só quero mesmo é despentear
Quero te agarrar
Pode se preparar porque eu tô voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som
Estréia uma camisola
Eu tô voltando

Dá folga pra empregada
Manda a criançada pra casa da avó
Que eu to voltando
Diz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar
Quero lá, lá, lá, ia, porque eu tô voltando!
PORQUE EU TÔ VOLTANDOOOOOOOO!!!

4 comentários:

Zan disse...

voooooooooooooooooolta!!!!!
...isso ak oh!oh! é um pouquinho de Brasil ... ... deste brasil q canta e é feliZZZZZ...

Armando Paiva disse...

Olá Roberta, adorei o seu blog e serei mais um seguidor. A nossa querida Lapa, já foi a Lapa que conhecemos e curtimos noites e noites. Depois da minha passagem como produtor do Benedito e o Samba do Trabalhador, vejo que é preciso mudar, mudar muita coisa para melhorar.
Um grande abraço e vamos trocando figurinhas, ok??
beijos
Armando Paiva

aa disse...

ja acompanho seu blog ha muito tempo, temos uma amiga em comum (Dani Calcia) mas, nao nos conhecemos. Volte sim, que a Lapa é o melhor lugar do mundo..bjs...sucesso...

Flavia Uva disse...

Compartilho do luto, Beta...
Mas torçamos que após esse movimento: Apogeu, apogeu, apogeu e declínio, a Lapa volte a ser a Lapa, sem tanto espaço para os modismos... Sonho? Tomara que não, né?
Bjo!!!
(obrigada pelo "vozeirão") :)