sexta-feira, 14 de maio de 2010

João Sabiá no Rio Scenarium


O cantor e compositor João Sabiá lança seu segundo disco ‘My Black My Nega’, no Rio Scenarium no dia 14 de maio (seguido das sextas 21 e 28). João tem uma relação muito íntima e carinhosa com o lugar porque, além de já ter feito inúmeros shows no antiquário mais hypado da cidade, o artista também atua como programador artístico da casa. E o bairro abriu as portas para ele que é considerado por muitos o mais novo ícone do ‘sambalanço-funk-blackmusic’ atual. Aliás, restringir João Sabiá à apenas um tipo de arte é não reconhecer a grandiosidade da sua música e de seu talento. Porque o artista, nascido e criado na malandra Copacabana, assimilou a pluralidade de seu bairro e a transformou neste disco feito de grooves e influências psicodélicas dos anos 70, cheio de distorções, guitarras e teclados envenenados.

O CD ‘My Black My Nega’ propõe uma estética retrô-moderna em doze faixas inéditas e autorais, com arranjos que misturam sofisticação e uma simplicidade como todo bom ‘suingue nacional’. Abrindo o disco o animado samba soul, ‘Black Samba Baby’, uma parceria de João com seu irmão Guiga Sabiá. Na seqüência, a música que nasceu hit e hoje já é uma das mais tocadas nas rádios carioca, ‘Samba de Leve’. ‘Mesmo que seja longe’ é uma canção que exalta o amor embalada pelo típico sambalanço brasileiro. Já ‘Coisinha Danada’ é ‘danada de boa’ porque traz na letra toda a malemolência típica do bom sambista e ainda agrega arranjos da black music. ‘A Noite Vai Dizer’ e ‘Vai Ser Mole’ também são canções que misturam vários ritmos com letras inspiradas e inspiradoras.

‘Nega Bonita’, outra parceria de João com seu irmão Guiga Sabiá, ‘costura’ saudade, amor, morro e samba com muita propriedade resultando em um samba de primeira qualidade. ‘Melhor me Garantir’ segue o mesmo caminho, misturando temáticas cotidianas com arranjos bem brasileiros muitas vezes esquecidos pelas influências estrangeiras. ‘Pode Perguntar’ é a nona faixa e traz um discurso mais sério porém não menos despojado.

Finalizando o disco, mais três parcerias entre João e Guiga: ‘Seu Zé’, ‘Vem Sambar Comigo’ e ‘Vai Ficar Bem’ também são embaladas pelo sambalanço black de João Sabiá.

Gravado no Estúdio 3, o álbum tem produção e direção musical do próprio artista e Léo Guimarães, baixista que também o acompanha em seus shows. “My Black My Nega é um disco de balanços, com letras diretas, poesia coloquial e melodias fáceis de serem gravadas. O pano de fundo é o sambalanço e suas segmentações como o samba-funk, samba-rock, samba-soul e black music, sem esquecer da roupagem popular.

No show de lançamento, que seguirá com uma temporada durante todas as sextas de maio no Rio Scenarium, João Sabiá será acompanhado por uma banda afiada que transita entre arranjos sofisticados e ritmos sincopados. Léo Guimarães (biaxo e direção musical), Fred Ferreira (guitarra e vocal), Asbel Jones (teclados e vocal), Zé Mario (bateria) e André Siqueira (percussão). Tim Maia, Jorge BenJor, Wilson Simonal e Bebeto, são referências que aparecem claramente no segundo álbum do talentoso artista.

O que falam sobre João Sabiá:

Carlinhos de Jesus: "João Sabiá é um dos grandes nomes desta geração de jovens talentos. Dono de uma "Ginga" carioquíssima que junto à irreverência de suas composições o tornam um artista diferenciado. Seu carisma, música e interpretação são de muito bom gosto e um grande convite para dançar. É impossível ouví-lo sem querer "arriscar uns passos na pista de dança"!


Serviço: Temporada de Lançamento do CD ‘My Black My Nega’ de João Sabiá:
Datas: 14, 21 e 28 de maio (sexta-feira)
Local: Rio Scenarium – Rua do Lavradio, 20 - Centro Antigo – Rio de Janeiro (próximo à Praça Tiradentes)
Couvert Artístico: R$ 30
Censura: 18 anos
Capacidade: 1000 lugares
Censura: 18 anos
Aceita-se todos os cartões de crédito e de débito l Não há estacionamento no local
Mais Informações: (21) 3147-9005

Nenhum comentário: