segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lembrança de infância: Noel Rosa

Não sei se por influência dos meus pais, ambos viciados em música, que eu sou fascinada pela MPB desde pequena. E isso ía dos vinis coloridos com historinhas cantadas, como a da Baratinha ("Quem quer se casar com a Senhora Baratinha / de fitinha no cabelo e dinheiro na caixinha?"), até a Bossa Nova, Chico Buarque, Ray Conniff e Ravel.
Só que a primeira vez que ouvi Noel Rosa ficou na memória. Meu primeiro contato com sua música foi com "Gago Apaixonado", cantado pelo próprio. E eu criança, claro, achei muito engraçada tanto a letra ( "Tua falsidade é profunda / Tu vais ficar corcunda") quanto a gagueira cantada por aquele artista sem queixo. Uma bizarrice para mim, mas uma bizarrice fenomenal.
Muitos anos se passaram até me interessar por outras obras de sua autoria. Na adolescência, foi ouvindo Aracy de Almeida que comecei a ampliar meu conhecimento sobre seu acervo e, de lá pra cá, o meu Top 20 Musical inclui algumas músicas do boêmio de Vila Isabel.
No ano do seu centenário, impossível não lembrar de Noel como também é impossível não prestigiá-lo. E por isso, deixo aqui a música "Gago Apaixonado", vinda do fundo do YouTube, como uma humilde homenagem do bloguinho ao grande e fenomenal Noel:



Nenhum comentário: