domingo, 17 de maio de 2009

Resumo dos sambas de sábado

Ontem eu tinha marcado a princípio de ir somente para o SAMBA DA OUVIDOR com os amigos. Cheguei lá por volta das quatro horas e percebi que o samba estava lotado! O samba, que acontece quinzenalmente e quando São Pedro não deixa chover, tem atraído cada vez mais amantes das genuínas rodas de samba. Por sorte, meus amigos chegaram antes de mim e já tinham garantido uma mesa. Ainda bem!
O Samba da Ouvidor fica localizado na Rua do Ouvidor, no centro do Rio. Os integrantes da famosa roda são pesquisadores do samba de raiz e costumam cantar músicas até mesmo desconhecidas para a maioria dos mortais, como eu. Talvez seja por isso que a roda atraia os que gostam de verdade do bom samba uma vez que não rola por lá músicas muito conhecidas. Conheço gente, por exemplo, que foi e que não gostou. Paciência...
Chegando lá, tratei logo de sentar e pedir a boa cerva de sábado. Não há nada melhor do que passar a tarde de sábado junto aos amigos numa roda de samba. A cerveja (e a garrafa d'água que costumo manter ao meu lado enquanto bebo) é dividida na mesa misturado com as alegrias, preocupações, indignações e surpresas da vida. Os acontecimentos da semana são postos sobre a mesa e o que não falta é assunto para ser discutido. Haja cerveja para matar a sede!!
Fiquei no samba até às sete horas, faltando pouco para acabar o sambinha. Durante o período em que estive por lá, visitei também a LIVRARIA FOLHA SECA, que fica bem ao lado da roda dos sambistas. A livraria é espetacular: ali encontra-se todo o tipo de livro sobre a cultura do Rio de Janeiro e sobre música, em geral. Depois de garimpar entre tantos livros maravilhosos, pesquei um dos livros de Bauman, Vida Líquida (que começo a ler hoje...).
Bem, eu ía voltar para a casa, mas o destino fez com que mudasse a minha rota. Em vez de voltar para casa, rumei em direção ao Samba do CLUBE RENASCENÇA.
O Samba começa às 19h e chegamos lá um pouquinho depois disso. Não fiquei por muito tempo, mas pude perceber que o clima é completamente diferente do samba anterior. O Samba do Rena possui muitas crianças e as pessoas que frequentam a roda são na maioria moradoras das redondezas. O samba que toca é mais conhecido, ou seja, toca o lado A do samba. Fiquei por lá até umas oito e meia da noite porque outra rota me esperava...
Independente das diferenças, tanto os Sambas da Ouvidor como o Samba do Rena são imperdíveis para quem curte uma boa roda de samba. E, sendo assim, só posso resumir meu sábado: maravilhoso!!!

2 comentários:

Rutinha disse...

Roberta, estive ontem no samba da Ouvidor, aliás, tenho ido assiduamente e com o passar do tempo, tem lotado cada vez mais. Cheguei por volta das 15h e comentei com os meus amigos: hoje não deve lotar, pois, muita gente pode pensar que vai chover e não vai vir. Grande engano. Lotou... E depois que a roda acabou, o Gabriel, abriu outra, no final da rua quase esquina com a rua do Mercado. Resumindo: o meu sábado foi altamente sambístico. Adorei...
Desejo que a sua semana seja repleta de coisas boas e muito samba!

Thiago Panza Guerson disse...

Bom te ver!
Beijosssssss