domingo, 3 de maio de 2009

Paulo Cesar Pinheiro

Desde que me conheço por gente, sou adoradora da Música Popular Brasileira. A minha casa tem uma importância muito grande por esse quase fanatismo pela música em geral. Meus pais sempre ouviram grandes nomes como Chico Buarque, Ravel, Chopin, a turma da Bossa Nova, etc.
Mas o samba não fez parte da minha infância. Mesmo sendo foliona de carteirinha e verde-rosa desde criança, esse meu lado sambista nada tem a ver com eles. Na verdade, os únicos sambas que eu me lembro são os do Fundo de Quintal, ouvidos por uma ex-diarista lá em casa e muito de longe a Alcione, quando a minha mãe ouvia de vem em quando....
Há um ano mais ou menos passei a pesquisar e ouvir o verdadeiro samba de raiz e tenho me superado nisso. Eu fico me perguntando por que diabos fiquei tanto tempo longe do samba, tanto tempo longe das poesias cantadas pelos grandes mestres Cartola, João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro.
Por falar de Paulo Cesar, ouvir suas músicas em vozes como a de Clara Nunes é uma dádiva, mas ouvir em sua própria voz também merece total respeito. Meu amigo, muito responsável por essa minha fase sambista, Dr. Squiovane do blog MAR DE CULTURA, costuma passar via MSN várias novidades musicais. Na semana passada a vez foi a música Meia-Água, cantada pelo próprio Paulo Cesar Pinheiro. Fiquei transtornada com tanta beleza e poesia!!! A partir daí tenho pesquisado bastante sobre esse grande compositor e acabei achando no YouTube o próprio recitando uma poesia sobre o velho mestre Dorival Caymmi. Fica para esse domingo a poesia de Paulo Cesar Pinheiro, Obá de Xangô:



Ótimo domingo para todos!

Um comentário:

squiovane disse...

tentei escrever diversas frases, até fazer uma poesia, mas é foda, faltam palavras,seu amor pela nossa cultura me contagia, é meio que uma overdose do saber, que acaba me deixando meio confuso, enfim, continue valorizando a Cultura do nosso país, pois, você faz isso de coração.

Parábens.