sábado, 13 de junho de 2009

Se não chover, vai rolar sambinha no RJ!!!

Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que eu sou muito fã de uma boa roda de samba. O Rio de Janeiro é o cenário perfeito pro samba de raiz, misturando gente de todas as idades, classes sociais, religiões, etc.
Quem gosta de samba de verdade, vai atrás de qualquer boa roda. E isso pode significar, por exemplo, pegar um trem na Central do Brasil rumo à Oswaldo Cruz para curtir o dia nacional do samba. Ou então subir no morro do Catete para apreciar uma vez ao mês um sambinha na casa de um gringo apaixonado pelo Rio. Quem curte samba, vai ao Império Serrano, vai pra Mangueira, corre atrás das feijoadas pelos subúrbios da vida...
Este sábado eu estou rezando de verdade pra Santa Clara para que não chova!! Isso tudo porque neste dia rola várias boas pedidas para quem aprecia o bom e o velho samba. Atendendo a pedidos (como o do amigo Twitteiro Conka), seguem as dicas deste sabadones:

Para quem não sabe, todo segundo sábado do mês rola o
MERCADO CULTURAL na Praça XV. Localizado na Rua do Mercado, o evento rola das 11h da manhã até às 18h, oferecendo exposições, shows de MPB e malabares. O comércio local e os restaurantes ficam abertos durante a programação.
Outro motivo para que a chuva suma do mapa é que amanhã rola também na Rua do Mercado com a Rua do Ouvidor o SAMBA DA OUVIDOR. Este samba fica quase que em frente à livraria Folha Seca, que é uma livraria fantástica, especializada em livros sobre a cultura do RJ e sobre a MPB. Eu sempre dou uma passadinha por lá em busca de algum "achado imperdível". Amanhã o meu achado já tem até nome: o novo livro sobre Paulo Cesar Pinheiro...
Bem, o samba da Ouvidor tem ficado cheio, então sugiro chegar por volta das 14h para pegar mesinha. E outra coisa: o samba privilegia o lado B do samba de raiz tanto quanto o lado A. Quem curte apenas as músicas mais famosinhas pode sair correndo de lá porque o grupo leva a pesquisa do samba muito a sério!!
A última dica de samba deste sábado não atrapalha em nada as dicas acima. Ao contrário: se tiver disposição dá pra fazer a maratona do samba, saindo do Samba da Ouvidor rumo ao SAMBAUNE!!!
O Sambaune acontece aos segundos e quartos sábados do mês e calhou de acontecer junto com o samba da Ouvidor. Mas isso não impede ninguém de curtir os dois porque o Sambaune começa a partir das 19h no terreno da UNE, que fica na praia do Flamengo (altura da Rua Buarque de Macedo). Esta já é uma roda de samba diferente: enquanto a primeira tem bastante gente jovem, a segunda conta com a presença em peso da terceira idade. Eu adoro o clima família desta roda. O SAMBAUNE homenageia este sábado a cantora Tania Malheiros.

E vamos rezar para que Santa Clara ouça nossas preces!!!

Um comentário:

Celamar Maione disse...

Que tempinho chato, hein, Roberta ?
Realmente com chuva não dá.
Também adoro uma roda de samba !
Coisa gostosa.
Adorei o " pentapolares" do post anterior. A coisa tá sinistra....ehehehehhe!