sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A ótima de sábado é...


A minha ótima de sábado fica por conta do Duo formado por Mercedes Fraga e Aloysio Neves porque a Lapa não é só feita de samba...



O Santo Scenarium, no Centro Antigo do Rio, recebe nos sábados, dias 15 e 22 de novembro, MPB de alta nível, um duo de qualidade incontestável, com entrada franca para os apreciadores da boa música.
Mercedes Fraga é uma cantora, uma voz mezzo soprano com tons variados e que gosta de cantar os mestres da MPB. Entretanto, sua força interpretativa extrapola esta simples afirmação. Junto à densidade emocional característica de canções por si só já expressivas, está uma cantora que aceita o desafio da recriação e invenção contínua de novas versões para músicas já consagradas.
Em seu trabalho com Aloysio Neves, a invenção está presente não através de improvisos em “scat” ou variações instrumentais, mas sim na presença constante de um moto contínuo de sugestões e variações inseridas no corpo principal da melodia e do acompanhamento. Utilizando a idéia do desenvolvimento inserida no acompanhamento de Aloysio, Mercedes decola em direção a emoção genuína da interpretação criativa sem ser derivativa ou pirotécnica: Mercedes busca a emoção plena do momento mágico do fazer música, do sentir a obra como se fosse a primeira vez.
Nesse concerto haverá também alguns inéditos de Aloysio (Mulheres de Copa, Samba Zen), porém essa mesma emoção de ouvir pela primeira vez uma canção pode ser também experimentada em uma audição de uma música de Chico ou Tom. Tudo pela qualidade em si da própria música vislumbrada, desnuda por uma voz original.
Os acompanhamentos de Aloysio seguem a linha polifônica do jazz erudito da ECM, aqui direcionados para a Música Brasileira, alternados entre o violão, a guitarra e o piano, buscando interação e desenvolvimento do conteúdo harmomico/melódico das canções. A emoção do gesto criativo é o objetivo desse duo, buscando capturar na essência a liberdade cativante e sutil da música brasileira.

Mercedes Fraga e Aloysio Neves. Santo Scenarium: Rua do Lavradio 36. Sáb. (15 e 21/11).21h. Grátis. Tel:3147.9007.

2 comentários:

Alexandre Silva disse...

Tô long ede conhecer a Lapa viu...rsrsrs. Mas um dia ainda vou pra aí. Essa foto que vc tem aqui do lado da Lapa noturna é sensacional!

Estudante (decepcionado) de Jornalismo pq simplesmente Jornalismo é uma merda. Desculpe o palavrão mas é o mais leve que se pode usar sobre o curso e o mundo da "inpremça" em si... fazer o que? rsrsrs
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com/

Juan Trasmonte disse...

Legal! Pra quem passou muitas noites da sua vida na Lapa e viu ela resurgir, ter informações de lá é uma preciosidade.
Parabens
Abs.