domingo, 26 de setembro de 2010

Salve São Cosme e São Damião!


São Cosme e São Damião
O Dia 27 de setembro é um dia muito especial para todas as crianças e para todos aqueles que já passaram por essa etapa. É nesse dia que comemora-se o Dia de São Cosme e São Damião.
Desde pequena fui criada em colégio de origem católica e, na escola, apenas uma pessoa compartilhava a festividade com a criançada: o Seu Nelson.
Seu Nelson era o dono da cantina da escola. Durante o ano todo filas imensas eram formadas na hora do recreio para comprar as fichas das merendas. A ficha amarela era a do hambúrguer; a vermelha, a do refrigerante,... Só que no dia 27, Seu Nelson nadava contra a maré da escola, onde as freiras desprezavam totalmente a importância de tal festividade, e jogava para o alto balas, pirulitos e outros doces sempre ao final do recreio. Eu, como era muito tímida, nunca participei do avanço dos doces na escola.
Só que graças a Deus, minha avó era espírita e trabalhava como médium de um centro de umbanda. E todo mundo sabe que festa boa é festa de terreiro de umbanda. Os doces são os mais gostosos, os saquinhos são os mais gordos e os brinquedos, mais bacanas... E essa era uma feliz oportunidade de deixar de lado a minha timidez para participar ativamente da festança. Lembro muito bem de acompanhar a minha avó por todo aquele dia e ajudá-la a separar os saquinhos, os brinquedos que seriam sorteados e de ajeitar a mesa dos doces. Os centros não costumam apenas distribuir saquinhos; é de praxe fazer uma linda mesa para os erês com manjar, quindim, cocadas e por aí vai. Talvez seja daí que venha a minha paixão por quindins.
Por isso, essa segunda-feira será um ótimo dia para desejarmos às crianças e a todos aqueles que nos cercam muita paz e saúde. Na tradição espírita, São Cosme e São Damião são os protetores dos ibejis (crianças) e trazem boas vibrações para quem acredita. Eu comemorarei o dia ainda de maneira tímida, como na infância: já separei os meus quindins para saboreá-los durante o meu dia de trabalho.

Nenhum comentário: